05 dicas para auxiliar no turismo sustentável na Praia do Rosa, Santa Catarina

À medida em que o verão se aproxima, o movimento turístico para o litoral catarinense aumenta exponencialmente.

A Praia do Rosa, um dos destinos mais procurados na região de Santa Catarina, recebe milhares de turistas advindos das mais diversas localidades do país.

O grande desafio da comunidade local é conciliar o desenvolvimento econômico da região com a salvaguarda do meio ambiente e recursos naturais. Especialmente, é claro, em um período em que hotéis, pousadas e restaurantes atingem índices de lotação máxima.

O comprometimento com o desenvolvimento sustentável é extremamente importante para que a Praia do Rosa siga conhecida por suas belezas naturais. Afinal, não foi à toa que a praia recebeu o prêmio de ser reconhecida como uma das 30 mais belas baías do mundo todo.

O alcance deste objetivo, contudo, parte uma conscientização coletiva acerca da causa. Além dos moradores e empreendedores do local, cabe aos turistas, igualmente, colaborar na preservação do bem maior de todos: a natureza.

No intuito de garantir a sustentabilidade ambiental da Praia do Rosa, selecionamos algumas dicas a serem adotadas pelo turista em suas férias:

 

Evite banhos prolongados

A água, sem dúvida, é o recurso natural mais importante do nosso planeta. A cada ano que passa, a escassez de água é uma das questões que vem ganhando maior destaque quando o assunto é meio ambiente.

Segundo estudos feitos pela ONU, 110 litros são o suficiente para que a pessoa consiga atender às suas necessidades básicas de consumo e higiene durante um dia.

Um banho de cerca de 05 minutos leva ao consumo aproximado de  45 litros d’água. Um banho de 10 minutos, cerca de 90 litros. Um banho de 15 minutos, por sua vez, consome cerca de 135 litros d’água, mais do que a recomendação de uso total por pessoa em um dia inteiro.

Dessa forma, evitar banhos muito longos é a primeira medida que devemos adotar.

 

Reutilize as suas toalhas sempre que possível

Ao se hospedar em hotéis e pousadas, normalmente toalhas de banho, rosto e piso são fornecidas gratuitamente ao hóspede.

A troca diária de toalhas – e consequente necessidade de lavagem – leva ao consumo exacerbado de água.

Portanto, a dica é: após usar a toalha, tente deixá-la em um local arejado a fim de secar até a próxima utilização.

Ao evitar trocar de toalhas diariamente, você estará causando um grande benefício ao meio ambiente!

 

Utilize a energia elétrica somente quando estiver no local

Hoje em dia, existem diversos meios de produção  de energia auto sustentável. As principais fontes renováveis são a energia hidrelétrica, a energia eólica e a energia solar.

O consumo exacerbado de energia leva à insuficiência de tais meios e à necessidade de utilizar fontes de energia não renováveis, como o petróleo, gás natural, carvão mineral e combustíveis nucleares.

As usinas termelétricas, que funcionam à base de carvão mineral, têm sido bastante utilizadas nos últimos anos no Brasil, com a consequente emissão de gases poluentes para a atmosfera, como o gás carbônico.

Portanto, evite manter lâmpadas ligadas em cômodos desocupados; desligue a televisão caso não esteja assistindo; e, principalmente: somente utilize o ar condicionado quando estiver no local!

Deixar o ar condicionado ligado ao sair gera um desperdício desnecessário de energia elétrica.

Agindo dessa maneira, você estará colaborando para um ar mais limpo e um ecossistema muito mais saudável. 🙂

 

Recolha e separe o seu lixo

Quando o assunto é coleta de lixo, estamos anos-luz atrás de comunidades mais conscientes.

Na praia, é comum nos deparamos com garrafas, latas, tocos de cigarro, e outros tipos de resíduos, o que, além de causar um péssimo impacto visual, traz prejuízos imensuráveis ao meio ambiente.

Ser consciente é dar o exemplo: leve consigo um saco plástico e recolha o seu lixo antes de ir embora!

Além disso, busque separar o lixo seco do lixo orgânico, favorecendo a reciclagem e a preservação ambiental.

Na areia, deixe somente pegadas!

 

Prefira a caminhada e a bicicleta ao veículo automotor

Por fim, procure fazer atividades que o mantenham em contato com a natureza.

Dê preferência a trilhas, caminhadas e pedaladas para reduzir o uso do seu veículo.

Fazendo isto, além de estar proporcionando um grande benefício para sua própria saúde, deixando de lado o sedentarismo e priorizando o exercício físico, estará evitando a emissão de gases poluentes no meio ambiente.

 

A natureza e a Praia do Rosa agradecem!

© Hotel Rossomã © Todos os Direitos Reservados. Desenvolvido por Blueberry Marketing Digital.